Bem vindos ao HorizonTTes!

Um pouco de mim...

domingo, 23 de agosto de 2009

Dia 7 - Do Auberge Tislit (Imilchil) ao Auberge du Sud (Merzouga)

A alvorada estava marcada para as 9h mas o sol já raiava por entre as cortinas do quarto desde as 7h. Lá me pus a pé e nem queria crer o sitio magnifico onde estava. O Auberge situa-se a uns míseros metros do lago Tislit. Lá fora a mesa do pequeno almoço estava a ser composta, e diga-se que foi dos melhores pequenos almoços que tive, muito pela surpresa, pois não contava com algo assim! Alias, acho que ninguém contava! O dia de hoje reserva-nos um percurso longo com muita estrada umas mais sinuosas e danificadas que outras, onde não falta uma passagem pelas Gargantas do Todra e claro a chegada ao tão desejado Auberge do Sud ladeado pelo Erg Chebbi! Pelo caminho pequenas aldeias sempre com imensas crianças, abordam-nos tentando obter qualquer tipo de ofertas. Algumas lágrimas vão caindo pelos elementos da caravana que não estavam a espera que a procura de algo fosse tão intensa e o estado notório de sub-nutrição das crianças fosse tão evidente! A próxima viagem será de facto com uma vertente humanitária tentando colmatar de certa forma esta pobreza!
Continuamos a subir, chegando aos 2680mts de altitude onde os motores já vão denunciando o menor rendimento e até nós notamos diferença. A estrada aqui é só uma, e serpenteando a montanha lá chegamos ao circuito das Gargantas do Todra. Uns kms antes de chegarmos à zona dita, turística das gargantas, encostamos os boloides para a preparação do almoço numa sombra feita num misto de rochedos e palmeiras... e para hoje, hamburguer (temperados pelos je) na brasa com ananás! Estava bom ou não estava?! Já da parte de tarde uma vista de olhos rápida pelo compartimento do motor, em especial pelo filtro do ar, e seguimos viagem para cerca de 3km depois entramos nas famosas Gargantas. Aqui, e apesar de durar apenas 7 a 8 minutos, somos que engolidos pela imensidão pela magnitude do desfiladeiro, acompanhado pelo leito de um rio que corre fresco terminando com um jardim de palmeiras... sem palavras!

O percurso a partir desta etapa é mais vivo onde as estradas fazem invejas as EN de Portugal! A média era entre os 80km/h e os 100km/h, e por volta das 19h locais passamos Rissani, uma vila igual a tantas outras, predominando as crianças na rua em volta de carros estrangeiros.. Aqui surge a pergunta entre o grupo: " Será que não existe televisão?!". Mas o destino era Merzouga, ou melhor Auberge do Sud e a cerca de 15km deste decidimos fazer uma pista rápida, que nos fez lembrar as imagens do dakar. À entrada mais uma espreitadela para o motor do Discovery do Miguel que não parecia a 100%, mas o desejo de chegar era tanto que fomos sem medo, e lado a lado fomos em pulgas e chegamos... eram 20h15 e aparcamos os 3 Land's num local com um ambiente de mil e uma noites, muito devido a luz dos focos exteriores... Fantástico meus amigos!!! Vivi neste momento uma mistura de sentimentos que não saberei nunca explicar... a areia é fina, o ar é quente, o céu é estrelado e limpo, o auberge convida a ficar sempre, a não sair daqui! Tinha atingido um sonho... Mais, estavam à nossa espera, visto que um grande senhor e amigo, de seu nome Parola, enviou gentilmente um mail a anunciar a nossa vinda! Refrescamos-nos e após uma pausa para apenas gozar o momento deitados no topo da duna em frente ao auberge deixamos levar pelo vento até onde ele quisesse, instalamos nos quartos e conhece-mos os cantos à casa. O jantar foi numa sala reservada, será que posso dizer VIP? Eheheheh... e após fomos brindados com uma sessão de musica, que me invadiu a alma e faz-me ver muita coisa com outros olhos... À alturas na vida em que nos sentimos perdidos, e acreditem aqui conseguimos eliminar muitas duvidas, não perguntem o porque mas a realidade é mesmo essa! Já passava da 2h da manha e estava sozinho na sala, as janelas estão abertas e o vento passa agradável, os candeeiros estão a meia luz e no meio deste ambiente magico dou comigo a "voar" escrevendo no diário de bordo tudo o que sinto! Quando irei voltar?! Não sei, mas voltarei... Até amanha!

1 comentário:

  1. O sonho tornado realidade....Caro amigo blogger, continue a viagem! A curiosidade é muita! :)

    Abr

    ResponderEliminar